Você conhece a abordagem curricular High/Scope? Não?
Então conheça um pouco sobre ela através do vídeo feito pela Univesp TV em parceria com o programa complementar da disciplina de Educação Infantil: abordagens curriculares, do curso de Pedagogia da UNESP.
O vídeo mostra uma entrevista com a professora Lenira Haddad, que participou de uma formação nos Estados Unidos sobre esta abordagem, surgida no país na década de 70.
Então conheça um pouco sobre ela através do vídeo feito pela Univesp TV em parceria com o programa complementar da disciplina de Educação Infantil: abordagens curriculares, do curso de Pedagogia da UNESP.
O vídeo mostra uma entrevista com a professora Lenira Haddad, que participou de uma formação nos Estados Unidos sobre esta abordagem, surgida no país na década de 70.
A proposta é muito interessante, mas meu receio é que essa seja mais uma dos modismos aplicados à educação no Brasil, como foi o construtivismo da Emília Ferreiro, não entendido pelos educadores, contribuindo ainda mais para acentuar o analfabetismo no país (funcional, pois as crianças são promovidas sem as competências mínimas do ano/ciclo). A cada momento uma nova metodologia de ensino nos é apresentado, mas não há uma formação direcionada com acompanhamento sistemático. Assim, cada um desenvolve o método como acha melhor e mais conveniente a sua realidade. Isso é desastroso. Diante dos dados reais da educação brasileira, penso que as inovações metodológicas devam partir da nossa realidade. Enquanto nosso pensamento estiver voltado para o exterior, aquilo que aos nossos olhos parece ser legal não haverá mudanças significativas na educação brasileira. Porque não resgatar a metodologia Paulo Freire, adaptando-a aos novos tempos. Só o vejo ser lembrado dentro de um discurso político-social, demagogo, pois sua metodologia não se é valorizada.
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