O Teste da Boneca foi realizado pela primeira vez em 1939 pelo psicólogo afro-americano Kenneth Clark. O teste consistia em exibir bonecas brancas e negras para um grupo de crianças e pedia-se que atribuíssem determinadas características às bonecas: bonita, feia, boa e má. Foi constatato que 63% das crianças escolheram a boneca branca como a bonita e boa e a negra como feia e má.
Após 55 anos o cineasta Kiri Davis resolveu recriar o teste para averiguar se algo havia mudado nesse transcorrer dos anos, registrou-se que 71% das crianças atribuíram as mesmas características anteriormente levantadas para as bonecas branca e negra. Ou seja, a auto-estima dos negros americanos se manteve baixa.
No Brasil, em 2006, um teste semelhante foi realizado pela pedagoga Roseli Martins. Porém este teve diversas críticas pois não foi tão fiel quanto a pesquisa original, o que possivelmente teria induzido as respostas das crianças testadas.
O vídeo nos faz refletir sobre como anda a percepção que as crianças negras tem sobre si mesmas e como a tensão racial ainda está em alta na sociedade atual.
Paloma Silva
Referência Bibliográfica: Destaque Negro
Nenhum comentário:
Postar um comentário