18 de jul. de 2012

Exercícios do olhar # Exposição


 

Nesse último sábado (14) ocorreu a abertura da mostra Exercícios de olhar exposta no Museu Lasar Segall.
A mostra Exercícios de Olhar reunirá um conjunto de 37 obras criadas por 32 artistas de períodos e tendências diferentes da história da arte. O conjunto de trabalhos engloba desde o período mais acadêmico, em que o nu é tema preferencial, até figuras em paisagens urbanas e/ou rurais, além de retratos.
O título Exercícios de Olhar remete à prática de observação visual que o espectador deve fazer diante de cada obra quando aprecia uma pintura ou desenho. A curadora Aracy Amaral privilegiará na exposição obras de dezenas de artistas do final do século XIX à contemporaneidade, enfatizando trabalhos do período modernista, sempre focalizando a temática pouco usual de figuras de costas.
Segundo Aracy Amaral "o tema – figuras de costas – pode até ser visto como “reacionário”, se considerarmos que Werner Haftman já declarava na abertura da primeira Documenta de Kassel (1955) que “a imagem das coisas” não mais bastava “para apresentar a essência do homem”. Afirmação que pode ser uma alusão definitiva à rejeição da figuração como forma de expressão artística. Mas o tema pode, por outro lado, ser apreciado como exercício instigante de leitura de trabalhos de artistas que utilizaram/utilizam, eventualmente ou com frequência, o dorso de figuras em suas composições."


Onde: Museu Lasar Segall
Local: Rua Berta, 111, Vila Mariana, São Paulo
Quando: 14/07 à 21/10/12
Horário: diariamente das 11h00 às 19h00 (Fechado às terças-feiras)
Entrada: Gratuita

Fonte: Ministério da Cultura e Museu Lasar Segall

Nenhum comentário:

Postar um comentário