19 de jul. de 2012

De uma estrela a outra - Encontros literários Itália-Brasil # Exposição

De uma estrela a outra – Encontros literários Itália-Brasil integra a série de eventos do Momento Itália-Brasil, vigente na Casa das Rosas desde 2 de junho, sob a curadoria de Francesca Cricelli e com apoio do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e da Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. Os eventos também acontecem, com programação específica, na Casa Guilherme de Almeida.
De uma estrela a outra – Encontros literários Itália-Brasil propõe pensar a relação entre Brasil e Itália através da poesia e nos conduz à obra de Giuseppe Ungaretti (1888-1970) e Haroldo de Campos (1929-2003).

 Giuseppe Ungaretti

Laletteratura
Giuseppe Ungaretti lecionou na Universidade de São Paulo e aqui morou de 1937 a 1942. No Brasil, conseguiu aprofundar e apaziguar sua obsessão pela relação entre memória e inocência, bem como entender profundamente o sentido do Barroco. Aqui perdeu um filho, conviveu com Oswald e Mário de Andrade, Murilo Mendes e Haroldo de Campos, traduziu a poesia brasileira e apaixonou-se por Aleijadinho. No final dos anos 1960, retornou ao Brasil e escreveu um libreto, Dialoghi, com poemas seus e da jovem Bruna Bianco. 


Haroldo de Campos


Visite São Paulo
A segunda parte da exposição é dedicada às transcriações dantescas do Haroldo de Campos, dos cantos do Paraíso, da Divina Comédia, de Dante Alighieri. Em sua tradução de seis cantos do Paraíso, o poeta toca o universo do inefável, do não representável, a viagem de Dante, que representa sua iniciação como poeta e, ao mesmo tempo, é uma alegoria da viagem da alma em seu caminho à redenção. 



Onde: Casa das Rosas
Local: Avenida Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo
Quando: 15/6 à 15/8/12
Horário: de terça a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos das 10h às 18h
Entrada: Gratuita

Um comentário:

  1. A equipe Mestre Virtual esteve lá e se encantou com as lindas poesias de Ungaretti.
    Confiram, ainda dá tempo =)

    ResponderExcluir